80 escolas expõem trabalhos na 3ª edição do “Espaço Educar e Empreender”

Bernardo Abbad

80 escolas expõem trabalhos na 3ª edição do “Espaço Educar e Empreender”

Arieli Ziegler

Trabalhos manuais, cartazes, jogos, alimentos e até robôs puderam ser conferidos nos estandes das 80 escolas municipais que lotaram o Park Hotel Morotin para a abertura da 3ª edição do “Espaço Educar e Empreender”. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (Smed) tem o intuito de expor os trabalhos desenvolvidos durante o ano na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria e espera reunir 12 mil pessoas até o dia 21 de outubro. Durante o evento ocorrem o 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, a 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, a 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação e o 4º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando O Futuro (Estudantes de 9º ano e EJA IV).

1326 expositores e professores se inscreveram para participar do evento e 227 trabalhos foram submetidos para serem apresentados nas mostras pedagógicas e seminários. Conforme a organização, a edição estava programada para ocorrer em 2020, mas devido a pandemia teve que ser adiada. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, brincou que o evento é tão maravilhoso que chegou a parar o transito, referenciando o pequeno congestionamento de veículos que se formou pela manhã, quando pessoas se dirigiam ao Park Hotel Morotin para a abertura do evento.

– A gente consegue resgatar esse espaço maravilhoso de compartilhamento de experiências e vivências que acontece dentro das nossas escolas. É um momento onde podemos mostrar o trabalho de excelência que se desenvolve ao longo de todo o ano. Desde os bebês até os alunos da EJA estarão fazendo a exposição de seus trabalhos também, ao longo do evento – conta a secretária.

A secretária Lúcia Madruga falou na abertura do evento, juntamente com a professora Joele Baumart, integrante da comissão organizadora. Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

APRENDIZADO E DIVERSÃO

A equipe da E.M.E.F. Diácono João Luiz Pozzobon levou uma temática inusitada ao seu estande: piolhos! A professora Giana Friedirich ressalta que essa questão estava sendo bastante discutida pelos alunos da escola, que tinham muitas dúvidas. Ela conta que, para desmistificar isso, pensou em um projeto que trouxesse o assunto de uma maneira científica pra que eles aprendessem e também combatessem essa questão comum na infância e nas escolas. Como é uma turma de primeiro ano, em processo de alfabetização, também foram criados jogos e brincadeiras para auxiliar no aprendizado. A Ana Laura, de 7 anos, estava orgulhosa mostrando os materiais preparados pelo projeto:

– É importante porque mostra que o piolho não pula e nem voa, e ele tem cabeça, tórax e abdômen. Eu aprendi tudo isso na escola durante as aulas e jogando – conta a estudante.

A pandemia de Covid-19, que impactou drasticamente as ações pedagógicas na maioria das escolas, também foi um tema bastante presente nos estandes. A E.M.E.F. Júlio do Canto levou dois livros para expor. Um, feito com os alunos dos anos finais, que inclusive será utilizado ano que vem pelos professores de Geografia, Ciências e Português com alunos do sexto ano. O outro livro foi produzido em conjunto com as séries iniciais e conta com desenhos, textos e poemas produzidos pelas crianças. Os livros serão lançados na sexta-feira, durante a programação do “Espaço Educar e Empreender”.

– Importante ressaltar que a produção do livro infantil começou durante a pandemia, onde estávamos naquele desespero para estar com alunos. Então começamos a produzir e-books e projetos em parceria com eles. É uma alegria poder estar com os livros impressos em mãos agora – conta a vice-diretora da escola, Elisane Cargnin.

Confira a programação completa

19 de outubro

Das 8h ao meio-dia: abertura oficialDas 13h30min às 20h30min: 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, apresentações de trabalhos

20 de outubro

Das 8h30min às 20h30min: 4º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando O Futuro (Estudantes de 9º ano e EJA IV)Das 8h30min às 20h30min: 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, apresentação de trabalhosDas 8h30min às 20h30min: 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME

Dia 21 de outubro

Das 8h30min às 11h30min: 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, apresentação de trabalhosDas 8h às 17h: 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como ler o rótulo e a tabela nutricional dos alimentos? Diário Explica Anterior

Como ler o rótulo e a tabela nutricional dos alimentos? Diário Explica

Em estado crítico, Hemocentro de Santa Maria precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos Próximo

Em estado crítico, Hemocentro de Santa Maria precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos

Geral